Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas
A 6ª Escola de Samba a desfilar na madrugada de domingo, 04, no Sambódromo do Anhembi foi a X-9 Paulistana, que se destacou com um enredo envolvente e poético. A agremiação trouxe à passarela do samba o vasto território do nordeste brasileiro, encantando o público presente com o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Jamais!”
O desfile teve como destaque todo o universo nordestino e sertanejo, mesclando a aridez do sertão com a riqueza cultural da região. A X-9 Paulistana, como a própria agremiação destaca, revelou um verdadeiro eu-lírico, explorando os sentimentos e vivências de um povo que se orgulha de suas raízes.

Integrante da escola de samba X9 Paulistana. (Foto: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas)
A Escola de Samba trouxe ao Anhembi narrativas importantes sobre a cultura nordestina inspirada no poema “Nordestino Sim, Nordestinado Não!”, do renomado poeta popular Antônio Gonçalves da Silva ou Patativa do Assaré, nascido em 1909 no Ceará. Patativa do Assaré é reconhecido como uma das vozes mais autênticas e representativas da região, e sua obra serviu de inspiração para a X-9 Paulistana transmitir com fidelidade a essência do povo nordestino em seu desfile no Anhembi.
As alas e alegorias da escola representaram a imensa diversidade de aspectos sociais, culturais, artísticos e históricos do nordeste brasileiro. O desfile foi marcado por uma rica narrativa que destaca as tradições, festividades e a resistência da região. Começando pela Comissão de Frente, que apresentou ao público o xaxado e o arrasta-pé, danças tradicionais que são verdadeiras expressões culturais de um povo, mantendo o sentimento de pertencimento e identidade na sabedoria do nordestino.
1 Comentário
[…] X-9 Paulistana celebrou a cultura nordestina no Anhembi com o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Jamais!”, baseado na obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a autenticidade e representatividade do […]