A tradicional escola da Barra Funda anunciou na noite de ontem (26/05), o tema para o Samba Enredo que a comunidade Verde e Branco levará para a Avenida em 2019. “ ORIN ORIN, UMA VIAGEM SEM FIM. QUANDO OS TAMBORES ECOAM NA FLORESTA, A BARRA FUNDA ESTÁ EM FESTA”. O termo Orin Orin significa musicalidade infantil. Portanto, a Escola tem como propósito levar para a Avenida o imaginário infantil através de um musical. Será uma criança que sonha com super heróis e super heroínas que a represente etnicamente.
A escola levará para a Avenida uma crítica muito difundida entre intelectuais , comunidades e entidades Negras , que é a falta de personagens infantis, nas estórias de princesas e super heróis, que represente as diversas crianças negras no mundo.
E quem assina a produção artista do Carnaval 2019 é o carnavalesco Eduardo Caetano, que retorna a agremiação após 20 anos, onde participava da comissão de frente da Escola. Eduardo conversou com nossa EQUIPE SINTONIA DE BAMBA, onde nos contou um pouco sobre o enredo _ “Nossa proposta é trazer para a Barra Funda a alegria….Vamos apresentar na Avenida um sonho de Carnaval, na visão de uma criança africana negra… Contaremos as diversas histórias de musicais infantis com personagens negros, (Peter Pan, Aladin e vários outros)…. Vamos resgatar a espontaneidade, o Surrealismo e mais do que isso , a alegria. Alegria essa que é a cara da Camisa…. a Negritude está em festa ! ”_ finaliza o carnavalesco.
Outro bom filho que retornou à Barra Funda foi o interprete carioca ,Tiganá. O interprete comandou a ala musical da Camisa nos anos de 2015 e 2016, e depois de outros voos retorna novamente à escola que o introduziu no carnaval de São Paulo. E sobre seu retorno o rouxinol conversou com nossa EQUIPE SINTONIA DE BAMBAS _ ” Sou muito grato ao Camisa Verde Branco que me abriu portas para o Carnaval de São Paulo…. Depois de um tempo de afastamento , onde estive em uma outra coirmã, estou de volta a essa Comunidade apaixonante e apaixonada pelo Trevo da Barra Funda…. Eu também aprendi a amar demais essa comunidade”
A festa serviu também para a apresentação oficial da nova diretoria da Escola, que emocionada, prometeu dedicação à agremiação, que desde 2012 não participa do grupo de Elite do Carnaval de São Paulo.
Outro momento emocionante da festa foi a apresentação do novo casal de Mestre Sala e Porta bandeira, o jovem casal, Gabriel e Joice, que graciosamente bailaram ao som da Bateria, Furiosa.
Por Shirlei Dias
Fotos: Nelson Gariba
[foogallery id=”1082″]Veja também…
Facebook comentário