Home Carnaval RJ Nesse Palco Iluminado! 

Nesse Palco Iluminado! 

por Valdir Sena
2,K visualização

Foto capa Claudio Lira

O título é verso de um samba enredo de carnavais passados (Imperatriz Leopoldinense 2020/1981), mas serve de referência para descrever a alegria e o calor humano no Carnaval das escolas de samba 2022 e dos desfiles na Marques de Sapucaí. Depois do período de pandemia, nada é melhor que celebrar a vida e a saúde com muito Samba e Alegria em um Palco Iluminado de boas energias. 

Pois, esses quesitos não faltaram nas passagens das escolas campeãs, no sábado dia 30 de abril no sambódromo do Rio de Janeiro. E começou com o público cantando refrão: “Salgueiro…Salgueiro…O Amor que bate no peito da gente…Sabiá me ensinou…Sou diferente…”, acompanhando a voz dos cantores Emerson Dias e Quinho. Um belo samba enredo da Acadêmicos do Salgueiro que ficou em sexto lugar na disputa com o enredo “Resistência”, desenvolvido pelo carnavalesco Alex de Souza. Um emocionante desfile!   

Em seguida foi a vez da Portela (5a. Colocada) emocionar o público com o enredo: “Igi Osé Baobá” assinados pelos carnavalescos Renato e Marcia Lage. A Portela contou no enredo a história e a simbologia dos baobás; as gigantescas e milenares árvores que representam a ancestralidade, religiosidade, identidade e a memória do povo africano. O samba enredo interpretado pelo cantor Gilsinho “Azul e ‘Banto’, Aguerê e Alujá…Pra Poeira Levantar…De Crioula é Meu Tambor…Iluayê na Ginga do Meu Lugar…Portela é Baobá no Gongá do Meu Amor…” emocionou o público. 

Emoções não faltaram no desfile da Unidos de Vila Isabel. “Canta, Canta, Minha Gente! A Vila é de Martinho”, enredo desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira contou a história do sambista, cantor, compositor e presidente de honra da escola, Martinho da Vila. “Partideiro, Partideiro… Ó Nossa Vila Isabel Brilha Mais Do Que O Sol… Canta, Negro Rei, Deixa A Tristeza Pra Lá Canta Forte… Minha Vida, A Vida Vai Melhor”, refrão ecoado pelo cantor Tinga, foi cantado por toda gente na Sapucaí. A Vila foi a 4a. Colocada. 

As boas vibrações já invadiam a Marques de Sapucaí na passagem da Unidos do Viradouro com o enredo “Não Há Tristeza que Pode Suportar Tanta Alegria” proposto pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. A Viradouro que narrou o carnaval de 1919 – quando os cariocas foram às ruas para celebrar o fim da epidemia de gripe espanhola – fazendo um paralelo sobre a situação do mundo atual com a pandemia da Covid-19. “Choram Cordas da Nostalgia Pra Eternidade, Um Samba Nascia…” diz um dos refrão do samba enredo cantado pelo cantor Zé Paulo Sierra. A Viradouro foi a 3a. Colocada. 

A Beija Flor de Nilópolis vice-campeã do Carnaval 2022, também encantou o público com o enredo: “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor” enalteceu as glórias dos negros e abordou a luta contra o racismo”, assinado pelo carnavalesco Alexandre Louzada. O refrão “Mocambo de Crioulo: Sou Eu! Sou Eu! Tenho a Raça que a Mordaça Não Calou… Ergui o meu Castelo dos Pilares de Cabana Dinastia Beija Flor!” , na voz do Neguinho da Beija-Flor foi muito cantado pelos componentes das comunidades de Nilópolis e público presente na Sapucaí.

Para encerrar os desfiles das campeãs, a Acadêmicos do Grande Rio, campeã do Carnaval carioca fez um desfile memorável. O enredo: “Fala, Majeté! – Sete Chaves de Exu” incorporou as manifestações culturais ligadas à simbologia e à história do Orixá Exu, proposto pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Um dos versos do samba enredo: “Exu Caveira, Sete Saias, Catacumba… É no Toque da Macumba, Saravá, Alafiá!… Seu Zé Malandro da Encruzilhada, Padilha da Saia Rodada… É Mojubá!…” cantado pelo cantor Evandro Malandro foi acompanhado pelas vozes do público em todo Sambódromo.  

Sem dúvida, foi um grande Carnaval. Fora de época, mas que celebra a vida e a alegria depois de um período pandêmico rastros de dor e tristeza. Viva a Saúde! Viva a Vida! Viva a Alegria! Viva o Carnaval! 

Parabéns a todos escolas de samba, que ganharam e perderam, do Rio de Janeiro e de São Paulo que realizaram o Maior Espetáculo da Terra, o Carnaval da Vida 2022.  

Salve, Salve o Portal Sintonia de Bambas e equipe de profissionais que não mediram esforços para trazer o melhor das informações. Salve, Salve as parcerias com o Sistema Cumbica de Rádios e o Jornal São Paulo De Fato que formaram esse ciclo de informações e dos registros de mais um capítulo da história do Carnaval.  

Valdir Sena – Jornalista, radialista e cronista de Carnaval.  

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar