No último final de semana de ensaios técnicos para o Carnaval 2022, temas como fé, água, ancestralidade, religiosidade, diversidade cultural e a raiz do povo brasileiro foram fios condutores para a alegria dos sambistas no Sambódromo do Anhembi.
A primeira escola a entrar no Anhembi, na sexta-feira (08), foi a Dom Bosco de Itaquera fazendo uma reverência ao poder da educação com o Enredo “O Alimento da Alma é o Dom do Conhecimento”, seguida com um tom mais crítico-social a X-9 Paulistana ensaiou seu Enredo “Arapuca Tupi – A Reconquista de uma Terra sem Dono” e celebrando sua história e volta ao Grupo Especial, a Vai-Vai canta o reencontro do Negro com suas origens africanas , e ao mesmo tempo enaltece os Negros que fizeram a história da Agremiação com o enredo “Sankofa”.
O sábado (09) começou com a Imperador do Ipiranga e o Enredo “Imperador e Nações Unidas semeando Amor para colher Felicidade”, seguida de Barroca Zona Sul com a homenagem a entidade dos cultos afro-brasileiros Zé Pilintra “A Evolução está na sua Fé… Saravá Seu Zé!”. A atual campeã Águia de Ouro enalteceu a fé nos orixás no Enredo “Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, um Canto de Luz em Tempos de Trevas”. Já a Império de Casa Verde trará o enredo “O Poder da Comunicação – Império, o Mensageiro das Emoções. Mancha Verde aborda a importância da água para a existência com o enredo “ Planeta Água” e a Tom Maior narrará o mundo maravilhoso e inocente visto pelos olhos de uma criança“O Pequeno Príncipe no Sertão”.
O encerramento dos ensaios técnicos de 2022 aconteceu no dia 10, domingo, com o enredo “A Passarela é de vocês! 30 Anos de Anhembi, é Tradição, pode aplaudir!” da escola Tradição Albertinense. As homenagens às figuras importantes da cultura popular marcaram os ensaios da últimas escolas, a Colorado do Brás cantará a história de Carolina de Jesus, a catadora de papelão que virou uma grande escritora com o enredo “Carolina, A Cinderela Negra do Canindé. A Dragões da Real , homenageará o cantor e compositor paulista “Adoniran”. Da Acadêmicos do Tatuapé abordará através da fala de um preto velho toda a história do café, “Preto Velho conta a Saga do Café num Canto de Fé” . E fechando com chave de ouro a Mocidade Alegre trará a bravura da mulher negra na figura de Clementina de Jesus – “Quelémentina, Cadê Você?”
Cercado de incertezas e restrições causadas pela pandemia de Covid-19, o Carnaval SP 2022, nossa maior festa popular, entra na Avenida para marcar um recomeço para todos os sambistas e entusiasta de cultura popular com muito som e representatividade.
As festividades terão início dia 16/04 com o grupo de Acesso 2, e dia 21/04 Acesso 1. O grupo de elite do carnaval desfilará nos dias 22 e 23/04. E as melhores voltarão para Apoteose no dia 29/04.
1 Comentário
[…] noites de espetáculo a céu aberto promovida pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo começam hoje, dia 16 de abril, com as escolas do Grupo de Acesso II. Na próxima semana, no […]