Penúltima Agremiação a desfilar pelo Grupo de Acesso I, a Escola de Samba Leandro de História cantou as crenças e religiões que sobreviveram na diáspora africana, combinando elementos da origem do candomblé e um culto aos ancestrais negros que vieram escravizados para o Brasil.
Foto Capa: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas
O Leão de Itaquera realizou seu tão esperado desfile oficial no Anhembi em ritmo de festa no terreiro. Entoado pela comunidade vermelho e branco, o Samba-Enredo “No Ecoar dos Tamborins, e no Feitiço da Leandro – de Dahomé as Terras de Encantaria – O Cortejo da Rainha Jeje e os Segredos de Xelegbtá” assinado por Medonha, André Ricardo, Juninho Branco, Jacopetti, Douglas Chocolate, André Filosofia, Luiz Pião, Beto Colorado, Nando do Cavaco e Marcelo Adnet resgata os cultos aos voduns que ainda hoje chocam a população por herança do racismo estrutural e falta de uma educação antirracista sobre a cultura negra que aportou no Brasil.
O público presente no Sambódromo prestigiou um Desfile que contou a construção étnica da nação Jeje no Brasil-Colônia e que trouxe consigo crenças, tradições religiosas e costumes que chegando ao Brasil, em meados do século 17, sofreu uma retaliação e desmembramento violento com a escravidão. Passeando entre a nação Jeje na Bahia e a influência dessa cultura nas religiões afro-brasileiras, em especial, o Candomblé pelo Brasil, a Escola de Samba Leandro de Itaquera faz um percurso carnavalesco ancestral a partir do reino de Daomé, atual Benim, partilhando sabedoria e resgate cultural do processo identitário da realeza africana e sua resistência através da oralidade e da clandestinidade para vivenciar sua cultura e dignidade através dos séculos.
Completados seus 40 anos de existência, em 03 de março de 2022, a Escola Leandro de Itaquera foi um presente de pai para filha e, que logo, tornou-se uma das tradicionais Escolas de Samba da Zona Leste de São Paulo. A Leandro de Itaquera já trouxe a voz de Eliana de Lima ao sambódromo com sambas-enredos marcantes e pretende voltar a brilhar no Grupo Especial em 2023.
Facebook comentário