Foto Capa: Dayse Pacific/ Sintonia de Bambas
Na primeira noite de desfiles do Carnaval SP 2024, a Independente Tricolor, sétima colocada em 2023, foi mais uma escola que contou no Anhembi, a exuberância e reverência à história africana. Com um enredo assinado pelo carnavalesco Amauri Santos, a agremiação foi a quinta a desfilar, apresentando alegorias que encantaram o público presente.
O enredo “Agojie, A Lâmina da Liberdade!” mergulhou nas profundezas do continente africano, com destaque para a figura da mulher guerreira. O desfile reverenciou a energia soberana e feminina que transcende os séculos, e que se manifesta na força e na autonomia das mulheres africanas ao longo da história.
As Candaces e as Agojie, também foram destaque durante o desfile. A história dessas rainhas compartilham da resistência, da determinação e do orgulho cultural da mulher negra. Personificando a força e a resiliência dos povos africanos, que há séculos desafiam adversidades e lutam pela preservação de suas tradições e identidades. o público do Anhembi pode conferir símbolos de uma herança ancestral, sendo motivo de o orgulho em suas origens.
Com esse desfile, a Independente Tricolor fez um tributo à coragem e à persistência das mulheres negras que moldaram a história e continuam a inspirar gerações ao mostrar a importância de empunhar sempre a “lâmina da liberdade”, em uma jornada de respeito, inclusão e reconhecimento das raízes que nos conectam como seres humanos.
Facebook comentário