Home Carnaval SP Imperatriz da Paulicéia resgata tradições africanas no Carnaval SP 2024

Imperatriz da Paulicéia resgata tradições africanas no Carnaval SP 2024

A Escola de Samba Imperatriz da Paulicéia promete encantar o público no Carnaval SP 2024 com o Enredo "Maracatu – Bendito é o Seu Rito”, unindo a comunidade em uma celebração que mergulha nas tradições africanas e ressalta a riqueza cultural do Brasil.

por Josy Dinorah
961 visualização

Após garantir sua permanência no Grupo de Acesso 2 com o 8º lugar em 2023, a Imperatriz da Paulicéia reforça seu compromisso com a celebração da pluralidade, marcando presença no Carnaval SP 2024 com o Enredo “Maracatu – Bendito é o seu Rito”. A  Agremiação promete uma homenagem repleta de representatividade e emoção sobre a festividade “Noite dos Tambores Silenciosos” com um desfile repleto de manifestações ricas em simbolismos sobre a religiosidade afro-brasileira.

A Presidente Maralice Lazarin, que assumiu a Direção da Escola de Samba em 2018, destaca a importância do compromisso da Agremiação com o resgate e valorização dos ritos africanos no Carnaval, ressaltando a relevância de sua comunidade na preservação das tradições culturais da nossa principal festa popular. Fundada em uma roda de samba, a Imperatriz da Paulicéia também teve seus desafios para se estabelecer no cenário do Carnaval e busca firmar raízes ao conquistar seu espaço no coração do público presente no desfile. Em 2024, a agremiação mira o futuro com otimismo, em busca do tão almejado “pote de ouro” no mundo do Carnaval.

Segundo alguns registros históricos do período de escravidão no Brasil, os negros eram proibidos de expressar suas crenças e tradições, por isso percorriam ruas e estradas em silêncio, um ato de resistência que se transformou em um símbolo poderoso da cultura afro-brasileira no Carnaval de Pernambuco e ao som do Maracatu, um ritmo popular na região nordeste, o Enredo da Imperatriz traz a Noite dos Tambores Silenciosos, com um dos pontos altos do seu desfile no Anhembi.

Mestre de Bateria: Rafaella Rocha

Foto Divulgação: Mestre de Bateria Rafaella Rocha

Apesar de ser um tema menos popular na região da Zona Leste de São Paulo, a comunidade da Imperatriz da Paulicéia se engajou ativamente na preparação do Enredo, aprendendo e se familiarizando com as riquezas culturais do Brasil. Em entrevista ao Sintonia de Bambas, a Presidente Mara destaca a importância dessa jornada de descoberta e também discutiu os avanços na representatividade de gênero em funções chaves no Carnaval, tendo como destaque a presença da Mestre Rafaella Rocha como figura importante à frente da bateria da escola. Confira abaixo!

O enredo 2024 da Imperatriz da Paulicéia vai homenagear um evento cultural tradicional que acontece em Recife, Pernambuco e que possuí uma forte tradição afro-brasileira que incorpora elementos do candomblé, umbanda e outras religiões afro-brasileiras. Como vamos prestigiar no decorrer do desfile, a narrativa e elementos desse sincretismo?

“Vamos mostrar os elementos de todo o ritual do maracatu, juntamente com as figuras marcantes, tais como o rei, a rainha, a dama do paço, e outros, sem esquecer de toda a representação religiosa que o cerca. A manifestação começa com a Comissão de Frente, representando um cortejo com todos os elementos, a Ala das Baianas representando as damas do paço, alas que representam os músicos, terreiros de candomblé, a ancestralidade africana, as nações do maracatu, entre outros. Um carro bem colorido representa a alegria de Recife, e outro representa a Noite dos Tambores Silenciosos.”

Como a “Noite dos Tambores Silenciosos” está sendo celebrada e ensaiada na quadra da Escola? Quais são os principais eventos e atividades estão sendo feitas para trazer conhecimento e familiarizar toda a comunidade com essa tradição?

“Fizemos vídeos, texto e estamos ensaiando uma peça que irá estrear no dia 03 de dezembro (domingo) para toda a comunidade sobre o maracatu. Um musical que conta a história desde o início e é encenado “pela comunidade para a comunidade”, para que todos tenham uma vivência da festa em si.”

A presença da Rafaella Rocha como mestre de bateria é um exemplo de como a igualdade de gênero pode e deve existir no Carnaval. Tradicionalmente, a posição de mestre de bateria em SP costuma ser ocupada por homens. Como foi para a agremiação quebrar essas barreiras e ganhar reconhecimento nesse quesito?

“Não foi fácil, como nunca é, a luta pela igualdade e pelo reconhecimento da pessoa em si, independentemente de gênero, mas alguém tinha que quebrar essa barreira, e por que não nós? (risos) Eu sempre acreditei no trabalho e na dedicação dela, e acho que essa tradição de homens comandarem baterias ainda vai demorar para mudar realmente. Mas plantamos uma sementinha.”

Quais são os desafios que a cultura narrativa e de origem africana enfrenta no contexto do Carnaval atual?

“Eu acho que no Carnaval não encontramos muita resistência e nem grandes desafios para contar as histórias de raízes africanas, até porque a festa já tem esse estigma e a sociedade ainda vê o Carnaval como uma festa de ‘pobres, pretos e marginalizados’, achando que eles estão cantando a própria história. As pessoas que não acompanham o desenvolvimento cultural do Carnaval em todas as suas esferas não têm noção do tamanho do conhecimento que esses “pobres, pretos e marginalizados” nos trazem todos os dias, todo o conhecimento acadêmico que eles nos transmitem e, consequentemente, para a sociedade como um todo. Tenho muito orgulho de fazer parte e de aprender todos os dias com essas pessoas.”

Para marcar o lançamento dos Sambas de Enredo Carnaval SP 2024, o público vai poder curtir uma festa na Fábrica do Samba, no primeiro sábado de dezembro, dia 2. Com o ínicio previsto para às 14h, o evento vai contar com uma animada Roda de Samba, seguida pelos minis desfiles das Escolas de Samba e a apresentação dos sambas enredo que prometem agitar o Anhembi em 2024.

Os ingressos para essa celebração única custam R$ 25 e incluem o álbum físico com a gravação oficial dos sambas. Para garantir seu lugar antecipadamente, os interessados podem acessar www.clubedoingresso.com. A venda também acontece na bilheteria física da Fábrica do Samba, de segunda a sexta, das 10h às 16h, e durante o dia do evento.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

1 Comentário

A Imperatriz da Paulicéia brilha no Anhembi com tambores e tradições pernambucanas - Sintonia de Bambas 4 de fevereiro de 2024 - 00:09

[…] no Anhembi na noite deste sábado (03), a Escola de Samba Imperatriz da Paulicéia, com enredo “Maracatu – Bendito é o seu Rito”, levou o público em uma viagem envolvente pelas raízes culturais do Carnaval pernambucano. O […]

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar