Os moradores da Rua São Vicente vão sentir saudades da Vai Vai. Depois de 50, o samba e as emoções que agitaram aquela baixada do Bixiga, agora vão para um outro endereço. No mesmo Bixiga, mas agora nos altos da Bela Vista, a escola de samba Vai Vai terá um novo espaço – rua Almirante Marques Leão – para continuar a missão da Saracura do samba e tradição.
A atual sede social, o palanque das batucadas e o histórico ponto de encontro de sambistas darão lugar à futura estação 14 Bis, da Linha 6 – Laranja do Metrô de São Paulo, que já teve suas obras iniciadas. A Construtora Acciona, responsável pela Linha 6 bancará a construção e o projeto da nova sede da Vai Vai. Segundo a diretoria da escola, o acordo foi discutido desde o começo do ano. É uma solução de longo prazo e põe um ponto final a outras opções que vinham sendo buscadas (Anhangabaú, Estação da Luz, Anhembi entre outros) para acomodar a sede da escola.
A aquisição de um terreno na rua Almirante Marques de Leão, a cerca de 500 metros da sede atual, segundo um dos diretores, o terreno pertence a um membro da Vai-Vai, e venderá a área para a Acciona. A construtora então erguerá uma sede mais ampla e moderna, incluindo até mesmo o isolamento acústico do prédio a fim de evitar poluição sonora no entorno.
Enquanto a nova sede é construída, a escola de samba fará ensaios no Pacaembu e na Vila Itororó, neste último caso, no próprio Bixiga.
A Construtora Acciona empresa espanhola, ao que parece, considerou mais viável investir na mudança, mantendo a Vai-Vai no Bixiga (não por acaso uma das atrações do bairro) e retomar o projeto original da estação 14 Bis. Além de 14 Bis, a Acciona deve iniciar as obras das estações Bela Vista e São Joaquim até o final do ano, completando todas as frentes de trabalho. A previsão é que a Linha 6-Laranja seja inaugurada em 2025.
Valdir Sena – Jornalista, radialista, pesquisador e cronista de carnaval.
Facebook comentário