Oito Escolas de Samba passaram na noite desse sábado (29), pelo Sambódromo do Anhembi. Fazendo a festa, elas encerram o Carnaval SP 2020 com um Grande Desfile de Campeãs.
Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas
Uma semana marcada por grandes conturbações nas redes sociais pós resultado das apurações, o Carnaval SP 2020 teve seu fechamento oficial neste sábado (29), com o Desfile das oitos Escolas de Samba melhores classificadas após a abertura dos envelopes. A garoa fria que caiu na Capital não afastou o público do Anhembi e todos prestigiaram grandes e tradicionais Agremiações em enorme festa e dividindo com elas a alegria dos títulos.
A primeira Escola a abrir a grande Apoteose foi a Morro da Casa Verde. Com 270 pontos na somatória final, a Agremiação verde e rosa entrou na Avenida ganhando as bençãos da cidade da garoa com o Enredo “O Grandioso Desfile de Reis” assinado pelo carnavalesco Babu Energia. A Morro cantou com alegria as histórias dos grandes Reis do povo negro e da cultura popular brasileira. O mundo das majestades ganhou vida e exibiu seu troféu de campeã do Grupo de Acesso II.
A Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi voltou à Avenida brindando com o público do Anhembi sua volta ao Grupo Especial do Carnaval SP. Com 270 pontos conquistados no dia da apuração, deram a Agremiação o segundo lugar no Grupo de Acesso, a Escola cantou o entusiasmo, alegria e a contribuição do comediante Chico Anysio para o humor brasileiro com o Enredo “Faces de Anysio, o Eterno Chico. Sorrir é… e sempre será o melhor Remédio”, do carnavalesco Dione da Silva Leite. A Comunidade do Zaca passou alegre e novamente fez o sorriso ser especial no Anhembi.
Também com 270 pontos e conquistando a primeira colocação após critério de desempate, a maior detentora de títulos no Carnaval SP, a Escola de Samba Vai-Vai renasce após a histórica queda do ano passado e volta à elite do Carnaval. Com o Enredo “Vai-Vai, de Corpo e Álamo” , assinado pelo carnavalesco Chico Spinoza, trouxe a magia e a tradição da trajetória da Escola do Povo durante os 90 anos de sua história ao passear em seus emblemáticos Desfiles da Avenida São João até o Sambódromo do Anhembi. O destaque ficou com o carro em homenagem a famosa Bateria Pegada de Macaco com as suas musas de todos os tempos e uma das maiores baterias de São Paulo que faz bonito na pista.
Abrindo a Avenida para as melhores colocadas no Grupo Especial, a Escola de Samba Vila Maria ficou na quinta colocação, após conseguir 269,5 pontos. A Escola entrou na pista já na madrugada de domingo (01), para encher o Anhembi dos mistérios e as cores da China. O país asiático foi homenageado com o Enredo “China: O Sonho de um Povo Embala o Samba e Faz a Vila Sonhar” , do carnavalesco Cristiano Bara. A Agremiação mostrou ao público presente a diversidade cultural sempre presente no Carnaval.
O ponteado da viola acompanhado pela Bateria Qualidade Especial da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé voltou à ecoar no Anhembi. Com 269,7 a Agremiação comemorou a quarta colocação no Grupo Especial. Dedilhando a história da cidade de Atibaia com o Enredo “O Ponteio da Viola encanta…Sou Fruto da Terra, Raiz desse Chão…Canto Atibaia do meu Coração”, do carnavalesco Wagner Santos, a Comunidade da Zona Leste novamente figura no Desfile das Campeãs.
Com 269,7 tendo obtido a terceira posição após critério de desempate, a Mocidade Alegre homenageou as figuras das grandes entidades femininas das religiões de matrizes africana com o Enredo “Do Canto Das Yabas, Renasce Uma Nova Morada”, do carnavalesco Edson Pereira, a Escola de Samba Mocidade Alegre entrou no Anhembi exaltando a energia e a força destas orixás para agradecer sua Comunidade por um Carnaval que lhe rendeu mais uma vez sua presença na Apoteose paulistana.
Ficando com a segunda colocação no Carnaval SP 2020, com 269,8 pontos a Escola de Samba Mancha Verde, campeã do Carnaval SP 2019, retorna ao Anhembi para o Desfile das Campeãs, e retoma uma reflexão sobre o sentido da vida e do perdão, com o Enredo “Pai! Perdoai, Eles Não Sabem o Que Fazem” do carnavalesco Jorge Freitas. e junto. A Comunidade Alviverde esbanjou amor e exaltou a fé ao espalhar boas energias ao público presente no Sambódromo.
Com 269,9 pontos a grande campeã, a Escola de Samba Águia de Ouro, encerra o Desfile das Campeãs do Carnaval SP 2020. A Comunidade da Pompéia não escondeu a alegria em comemorar seu primeiro título ao mostrar o valor do conhecimento e do saber no progresso da humanidade com o Enredo “O poder do saber – Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” do Carnavalesco Sidnei França. Em tempos de ódio, intolerância e ataques à nossa cultura, arte e educação, a Agremiação reluz ao mostrar sua voz e prova que o alcance social do Carnaval é sempre campeão.
Facebook comentário