Tradição em várias regiões do Brasil, a lenda do boi é um convite para brincar e conhecer a história do nosso folclore.
Em meio as comemorações, euforia e emoções nos jogos da seleção brasileira na Rússia. Não podemos deixar de destacar os festejos do folclore e da religiosidade manifestada em vários pontos do Brasil. Além das festas juninas nas celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro, uma das mais belas é a manifestação folclórica do “Meu Boi-Bumbá” celebrada na região norte do país.
Os espetáculos dos bois “Garantido” e “Caprichoso” de Parintins, no Amazonas, esta entre os maiores da nossa gente. Acredito que depois do Carnaval dos desfiles das escolas de samba, os festejos culturais de Parintins, figura como o maior do nosso folclore.
Diz a “lenda” que tanto o “Boi” Garantido quanto o “Boi” Caprichoso, teriam nascido graças às promessas feitas a São João Batista. Por motivos diferentes, mas tendo as promessas sido atendidas cumpririam o que prometiam e, ambos os “Bois”, a partir de então, se apresentariam todos os anos, isso era garantido, diria o Garantido; e no capricho, diria o Caprichoso.
Vale ressaltar, que a manifestação cultural une elementos da tradição africana, indígena e europeia e é considerada patrimônio cultural brasileiro. No festejo do boi, a lenda é encenada de forma dramática e ao mesmo tempo bem-humorada, com músicas, danças, trajes cheios de cor, batuques e as mais belas alegorias.
Na maioria das regiões, os festejos do boi geralmente acontecem no mês de junho e são associados as festas juninas. Os brincantes do grupo Encantos do Sol, outro grupo da periferia de Belém seguem a toada de boi-bumbá com inspiração no estado do Amazonas, mais especificamente, de Parintins, cidade que abriga a tradicional disputa entre os bois Caprichoso e Garantido.
O Festival de Parintins 2018 – Boi-Bumbá acontece nesta sexta-feira, 29 de junho, sábado 30 e encerra no domingo 1º. de Julho, no “Bumbó-dromo” de Parintins, AM.
[foogallery id=”1563″]
Facebook comentário