Home Carnaval SP ATÉ BREVE, SEO CARLÃO, GRANDE CARDEAL DO SAMBA
Foto: NelsoN Gariba

ATÉ BREVE, SEO CARLÃO, GRANDE CARDEAL DO SAMBA

por Valdir Sena
181 visualização

Às vésperas de receber uma das mais importantes homenagens em vida pela escola de samba Unidos do Peruche, com o enredo ‘Axé Griô! Carlão do Peruche, o Cardeal Preto do Samba’, o Seo Carlão da Peruche, faz a sua passagem para um outro plano espiritual. Ele foi um dos fundadores da Unidos do Peruche, na década de 1950.
O último “Cardeal do Carnaval de São Paulo” , o sambista Carlos Alberto Caetano morre, nesta segunda-feira (17) aos 94 anos. Carlão da Peruche fez parte de grupo de líderes que, na década de 1960, lutou pela oficialização e reconhecimento das escolas de samba junto ao poder público.
A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) lamentou a morte do Seo Carlão em nota. “Reconhecido como o último dos ‘cardeais do samba’ de São Paulo, grupo de líderes que, na década de 1960, lutou pela oficialização e reconhecimento das escolas de samba junto ao poder público, sua trajetória confunde-se com a própria história do carnaval paulistano”, apontou.

“Ao longo de sua vida, Seo Carlão dedicou-se intensamente à promoção e preservação da cultura do samba. Participou ativamente da transição dos desfiles carnavalescos para o Sambódromo do Anhembi e sempre defendeu a valorização das raízes e tradições do samba, mesmo diante das transformações e desafios enfrentados pelo carnaval ao longo dos anos”, destacou, ainda, a entidade.

Estava entre os seis sambistas responsáveis pela transformação do carnaval paulistano, ao lado de Xangô, da Vila Maria, Pé Rachado, do Vai-Vai, Madrinha Eunice, da Lavapés, Inocêncio Mulata, da Camisa Verde e Branco, e Seo Nenê, da Vila Matilde. Seo Carlão era de Pirapora do Bom Jesus, município da região metropolitana que é o berço do samba paulistano.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar