Com ansiedade e muita emoção a menos de um mês para o Carnaval fora de época, a maratona de ensaios técnicos retorna ao seu lugar de tradição do Carnaval São Paulo.
Com um hiato de 25 meses entre incertezas, medidas de segurança e muita esperança aconteceu nesta sexta-feira (11), no Anhembi, o primeiro ensaio técnico das Escolas de Samba de São Paulo. E foram as tradicionais Escolas de Samba Vai-Vai e Brinco da Marquesa que abriram a maratona de ensaios técnicos que antecedem o Carnaval 2022.
O avanço da Pandemia de Covid 19 por todo o mundo trouxe impactos intensos para o maior evento cultural do País, em especial para as Escolas de Samba. As medidas de segurança impuseram a interrupção dos trabalhos nos barracões e o cancelamento do desfile em 2021. Com isso, o sentimento de esperança e o luto gerado diante do quadro de contágio da doença, trouxe grande instabilidade e praticamente extinguiu a fonte de renda de muitos artistas do Carnaval.
Entretanto, o aumento da vacinação da população trouxe grandes expectativas sobre o retorno dos desfiles das Escolas de Samba e para alegria dos artistas e entusiasta do carnaval paulistano, a Prefeitura de São Paulo e a Liga das Escolas de Samba anunciaram que o evento acontecerá oficialmente nos dias 16 de abril com as Escolas de Samba do Acesso 2 e nos dias 21, 22 e 23 de abril com as Escolas do Acesso 1 e Grupo Especial.
Finalmente, o Carnaval entra na Avenida. Ainda com algumas restrições para a segurança necessária para a saúde de todos, ele se desapega dos apetrechos do medo e da incerteza de se esperar mais um ano para renascer. Retomar a rotina e o calendário de ensaios técnicos é respirar e reverenciar a quem a todos os anos é responsável pelo grande espetáculo da cultura, e da ancestralidade do nosso povo. Mesmo com a rotina influenciada pela pandemia nos últimos 25 meses, o Carnaval de São Paulo promete ser ainda mais valorizado na sua contínua busca para manter sua tradição e coletividade. Celebrando a democracia sociocultural e um diálogo com o novo normal.
E, agora passando-se fevereiro, a força mítica e a musicalidade dos paulistanos, se apodera do Anhembi para transbordar sua mais tradicional alegria de se permitir acontecer mais um Carnaval.
Facebook comentário