Foto Capa: Shirlei Dias / Sintonia de Bambas
No encerramento da segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval, que ocorreu na madrugada de domingo, dia 11 de fevereiro, a Acadêmicos do Tucuruvi amanheceu na Avenida e apresentou o enredo “Ifá”. Desenvolvido pelos carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte, juntamente com os pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho.
A escola trouxe para o sambódromo uma exaltação à filosofia e aos preceitos do oráculo de Ifá com o grito “Àṣẹ, Mo júbá. Avante, Tucuruvi!”. Durante sua passagem pelo Anhembi, a agremiação apresentou Ifá não como um simples jogo de adivinhação, mas sim como uma profunda filosofia e uma visão singular da vida, de acordo com os preceitos e princípios Yorubá.
O desfile da Tucuruvi também destacou o orixá Exu, que nas religiões afro brasileiras representa a comunicação, ele é o mensageiro dos jogos oraculares de Ifá. A prática de Ifá, incluindo no Brasil, é preservada através da diáspora africana e fundamentado na crença em divindades,. Esse sistema religioso de comunicação divina envolve a interpretação de símbolos em tabuleiros de adivinhação, conhecido como Opon Ifá. Com sacerdotes especializados, os Babalawos, os versos sagrados de Ifá, contidos no Odu, foram exaltados no samba-enredo da Tucuruvi, trazendo reflexões sobre questões da vida, desde decisões pessoais até a preservação cultural.
Com uma apresentação envolvente e cheia de significado, a Acadêmicos do Tucuruvi encerra os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. Já na noite do dia 11 de fevereiro, domingo, é a vez das escolas do grupo de Acesso 1 encantarem o Anhembi, a partir das 21h, com o desfile da primeira agremiação, Dom Bosco de Itaquera.
Facebook comentário