Foto Capa: Dayse Pacífico / Sintonia de Bambas
A Acadêmicos do Tatuapé viajou de Paraty em 2023 rumo à avenida em 2024 com o enredo “Mata de São João – Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”, uma homenagem à cidade da Mata de São João, na Bahia.
A história da região, marcada por desafios e superações, também foi celebrada, mostrando como a Mata de São João sempre floresceu, tornando-se um destino turístico de renome. O carro Abre-Alas foi uma verdadeira obra de arte em barro, contando a história da criação da cidade e destacando a importância das tradições locais. A procissão marítima, representada por esculturas de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, a lavagem da igreja simboliza a religiosidade presente na região. A Comissão de Frente e seus bailarinos deram vida às esculturas de barro, retratando personagens históricos e cotidianos da Mata de São João em um espetáculo envolvente e emocionante de uma desfile que levou todos nós por uma viagem fascinante pela cidade.
As alas e alegorias da Tatuapé transportaram o público para as praias paradisíacas e para a atmosfera festiva da Mata de São João, ressaltando a relevância da conservação da natureza local. Além das belezas naturais, o desfile da Tatuapé apresentou as festividades religiosas da região, como a tradicional Festa de São João Batista. O destaque ficou com as bandeirinhas que simbolizavam a festa que ligavam a alegoria até uma das alas durante o desfile da Agremiação. Além do canto da comunidade, outro ponto alto do desfile foi a representação da sede nacional do projeto TAMAR em um dos carros alegóricos, evidenciando o compromisso com a preservação das tartarugas marinhas e o cuidado com o meio ambiente.
1 Comentário
[…] Acadêmicos do Tatuapé, com o enredo “Mata de São João – Uma Joia da Bahia, Símbolo de Preservação! Entre Cantos e Tambores. Viv…, celebrou a cidade baiana, suas tradições e […]