Home Carnaval SP UESP e a Liga unidas no debate pela cultura do samba paulistano

UESP e a Liga unidas no debate pela cultura do samba paulistano

A UESP e a Liga SP promovem a Semana do Samba Paulista, com debates, homenagens e reflexões sobre tradições e o futuro das escolas de samba, fortalecendo a cultura carnavalesca paulistana.

por Josy Dinorah
207 visualização

Foto Capa: Francisco Lira

Texto: Valdir Sena

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP) e a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) se uniram para promover o 1º Seminário do Samba Paulista que traz uma programação rica em debates e homenagens, com o objetivo de fortalecer e resgatar a cultura carnavalesca.

Uma homenagem às raízes

Foto: Divulgação

O evento teve início no dia 2 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, com uma cerimônia de abertura que reuniu sambistas, baluartes das Velhas Guardas, representantes de escolas de samba e jornalistas do Carnaval. A Liga e seu Departamento de Velha Guarda destacaram figuras importantes do samba paulista, como Mestre Gabi, Raimundo Mercadoria, Fernando Penteado e Arnaldo Guedes, e outros bambas responsáveis por manter viva a memória e a história do Carnaval de São Paulo.

Entre os homenageados da noite estavam o jornalista Clovis Messias, reconhecido por sua contribuição para a organização dos primeiros desfiles de escolas de samba na década de 1950, durante a gestão do então prefeito Faria Lima. Outras homenageadas foram Dona Zefa, uma das baianas mais antigas do Brinco da Marquesa e dona Arlete Maria Alves de Souza, coordenadora do Departamento da Velha Guarda da Escola Nenê de Vila Matilde. O presidente da Liga, Sidnei Carriolo, entregou uma placa de prata a Clovis Messias, destacando sua dedicação ao carnaval paulistano.

Debates sobre passado e futuro
O Seminário tem por objetivo refletir sobre temas essenciais para o mundo do carnaval, trazendo discussões como as origens do samba, tradições e rituais das escolas, batizados de sambistas, organização dos desfiles, além da gestão e o papel das escolas de samba como empresas. Todos os temas visam valorizar a história e, ao mesmo tempo, apontar caminhos para o futuro do carnaval.

Os debates e palestras ocorrem entre os dias 3 e 6 de dezembro, das 19h30 às 21h, no auditório da Liga SP, localizado na Fábrica do Samba, na Barra Funda.

Fortalecimento da cultura

Foto: Divulgação

O Departamento da Velha Guarda da UESP preserva as tradições do samba. A “Velha Guarda” é composta pelos membros mais antigos e experientes das agremiações, que desempenham um papel essencial na transmissão de conhecimentos históricos, artísticos e culturais para as novas gerações, fortalecendo a identidade do samba.

A Semana do Samba Paulista é mais do que uma celebração: é um marco para quem vive e respira o samba, reafirmando a importância dessa expressão cultural como um dos pilares do Carnaval de São Paulo.

Compartilhar isso:

Facebook comentário

Deixe um comentário

Você pode gostar