Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas
A segunda Escola de Samba que encantou o Anhembi foi a Unidos de São Lucas, que de volta desfilar no Sambódromo em 2024 com o Enredo “O Canto das Três Raças… O Grito de Alforria do Trabalhador”, transformou toda a Avenida num mar de alegria, onde também ecoou um grito de protesto pelos direitos de todos os trabalhadores.
O desfile fez um mergulho pelo mito das três raças que moldaram a história do Brasil com uma narrativa que conduziu o público por uma viagem histórica, resgatando memórias e exaltando as contribuições singulares de cada comunidade para a riqueza cultural brasileira. Tendo como ponto altos do seu samba, o questionamento provocativo sobre a canção imortalizada na voz da saudosa Clara Nunes. A São Lucas levantou o público com um grande desfile com uma reflexão importante sobre as histórias que muitas vezes são negligenciadas com a exaltação aos trabalhadores, elemento central do enredo.
A comunidade da escola cantou alto e fez da Avenida um verdadeiro palco de cores, fantasias e muita emoção que contagiou o público. A Unidos de São Lucas prestou uma linda homenagem aos que, ao longo da história, têm lutado por seus direitos e por uma sociedade mais justa.
1 Comentário
[…] Unidos de São Lucas trouxe ao Sambódromo o enredo “O Canto das Três Raças… O Grito de Alforria do Trabalhador”, mergulhando na história do Brasil, destacando as contribuições da classe […]