Abrindo a segunda noite de Desfiles do Grupo Especial, a tradicional Escola de Samba Vai-Vai lotou o Anhembi em seu retorno triunfal. Campeã do Grupo de Acesso em 2020, a Saracura é a celebração no reencontro do povo negro com suas origens africanas.
Foto Capa: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas
Neste sábado(23), a Escola de Samba de São Paulo com mais títulos no Carnaval Paulistano, a Vai-Vai foi a primeira Agremiação que entrou no Sambódromo durante o segundo dia de Desfile do Grupo Especial. Com destaque para seu Enredo “Sanfoka”, a Escola do Bixiga, celebrou ensinamentos da filosofia africana centrada no povo Axantes.
Com um público animado, a Saracura demonstrou algumas das principais características da Escola: a resistência, a luta e a superação para resgatar sua tradição, cultura e o samba tão importantes para sua comunidade.
Assinado pelo Carnavalesco Chico Spinoza, a proposta do Enredo da Vai-Vai foi trazer a ave africana Sanfoka ao Anhembi com seu ensinamento adrinka “nunca é tarde para voltar atrás e buscar o que ficou perdido” em uma reunião de memórias e pertencimento do negro com suas origens, costurando o passado e o presente por meio da soberania, liberdade e reconhecimento da importância de se manter viva as tradições.
A Vai-Vai cantando pelo Anhembi o orgulho e a tradição em se celebrar a cultura de matriz africana e a magnitude da raça negra em seus Carnavais apresentou um Samba-Enredo que retrata a realeza africana com a presença de grandes personalidades que fizeram da Saracura, uma das principais Escolas de Samba de São Paulo.
Facebook comentário