Na noite desta sexta-feira (22), a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi foi a primeira Escola do Grupo Especial do Carnaval SP a cruzar o Anhembi.
Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas
Com a arquibancada lotada e um público animado a primeira Escola de Samba a desfilar pelo Grupo Especial do Carnaval SP, a Acadêmicos do Tucuruvi resgatou a memória do Carnaval e questiona quais serão as transformações que festa mais popular do Brasil sofrerá daqui pra frente. Cantando a formação do Carnaval tradicional, desde os seus cordões que deu origem as principais Agremiações carnavalescas na Avenida Tiradentes até as lições e reflexões que o período de Pandemia trouxe para se estruturar os desfiles das Escolas de Samba atualmente.
Com o Enredo “Carnavais….De lá pra cá, o que mudou? Daqui pra lá, o que será?”, o desfile da Escola do ‘Seu Jamil’ mostrou o Carnaval como uma das principais festas do Brasil com destaque na aproximação com a cultura popular e as comunidades que contribuíram e ainda contribuem para manter viva as suas tradições no evento que acontece em São Paulo.
Em São Paulo, oficializados em 1967, pelo então prefeito Faria Lima, os desfiles do Vale do Anhangabaú começaram a ganhar os traços de relacionamento entre o poder público e os representantes das entidades carnavalescas. Ao sair do Centro e passando para a Avenida Tiradentes no ano de 1977, os desfiles das Escolas de Samba passam por uma nova grande transformação e ganham um jeito paulistano de evoluir e nos apresentam as principais Escolas de Samba que conhecemos hoje, além de algumas que foram de extrema importância para ecoar a tradição do samba paulistano.
Indo além da brincadeira, o Enredo da Tucuruvi apresentou que o desfile das Escolas de Samba, a cada ano, passa por mudanças decorrentes ao se ajustar ao estilo de vida e as novas formas de colocar o pavilhão na Avenida. Desde 1991, o Sambódromo do Anhembi é o foco dos desfiles e a competição entre as Escolas de Samba ganha ainda destaque e, com dois anos sem Carnaval, falta de recursos que distancia ainda mais a tradicional popular da nossa maior manifestação cultural, o desfile da Acadêmicos do Tucuruvi deixa para todos os envolvidos no grande espetáculo do Carnaval: Daqui pra lá… o que será?
Facebook comentário