A Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca (MUM) trouxe ao Anhembi a concepção de Aruanda, um lugar de paz presente nas religiões que creem na evolução dos espíritos.
Foto Capa: Nelson Gariba/Sintonia de Bambas
O desfile da Escola de Samba Mocidade Unida do Mooca é um convite a uma viagem pelo imaginário universo de Aruanda e suas vertentes religiosas como ideia de ‘paraíso’. Com maior influência das crenças e manifestações das religiões de matriz africana, a MUM desfila pelas energias sagradas da devoção e do amor às entidades guias e aos orixás.
Das ruas da Mooca para a Avenida no Anhembi, a MUM marca sua presença no samba e carnaval paulistano desde a década de 80. Com passagens pela UESP, a Agremiação chegou aos desfiles promovidos pela Liga das Escolas de Samba em 2018 e busca chegar ao Grupo Especial em 2023.
Com o Enredo “Aruanda – O Eterno Retorno” assinado pelo Carnavalesco André Rodrigues refletiu sobre a ideia da forçasde ‘Aruanda’ presente nas cantigas de roda, jogos de capoeira, rezas e cantos religiosos, uma manifestação de cultura popular que não pode ficar de fora do Carnaval e na propagação do conhecimento na manutenção das tradições de origem negra e na construção do resgate da identidade histórica do povo.
Facebook comentário