Foto Capa: Nelson Gariba / Sintonia de Bambas
A Escola de Samba Barroca Zona Sul foi a primeira Agremiação a pisar na Avenida no Desfile do Carnaval SP 2020, nesta sexta-feira (21). No Anhembi toda força e garra de uma grande líder guerreira da história dos ancestrais negros, Teresa de Benguela.
A Verde e Rosa da zona sul começou trazendo um carro abre-alas repleto de elementos dos orixás femininos, cultuando o equilíbrio dos elementos com um axé das religiões afro-brasileiras representando o nascimento e a benção que recaíram sobre a figura de Teresa de Benguela.
O Enredo “Benguela: A Barroca clama a ti, Tereza!” conta a história da mulher negra vinda da África para ser escrava no Brasil, e não aceitando a sua nova condição e todos os maltratados dos senhores, fugiu e junto com seu marido fundou o Quilombo de Quariterê. Mesmo após a morte de seu marido, Tereza permaneceu na luta e abrigou muitos escravos e ao ser capturada preferiu o suicídio à escravidão.
A bela história da guerreira tornou forma nas mãos do Carnavalesco Rodrigo Meiners, que com a parceria de uma excelente composição e interpretação de Samba-Enredo, trouxe carros imponentes, elementos da natureza e muita história em suas fantasias e alegorias. A Escola que subiu em 2019 para o Grupo Especial mostrou que pode incomodar no dia da apuração.
Facebook comentário