Menu

Camisa Verde e Branco, “ O carnaval não se faz só de vitórias, mas, sobre tudo, de histórias”

13 MAI 2017
13 de Maio de 2017

A respeitadíssima e tradicional escola da Barra Funda, Camisa Verde e Branco,  anunciou na noite de ontem (12/05), o seu enredo para o carnaval 2018. A agremiação contará a história de um dos moradores mais ilustres da Barra Funda, o escritor Mário de Andrade. O objetivo da Comissão de Carnaval, constituída por quatro carnavalescos, é mostrar para o público presente no Anhembi o berço do samba, o poeta e o herói paulista.

Em um grande jantar com os  membros da comunidade, o tema foi mostrado através de uma linda encenação que contou com a participação de  vários artistas, dentre deles o ator Pascoal da Conceição que já atuou como Mário de Andrade na minissérie “ Um só coração”.

Com o enredo 100% CAMISA VERDE E BRANCO  CARNAVALIZANDO MÁRIO DE ANDRADE, O BERÇO DO SAMBA , O POETA E O HERÓI NA PAULICÉIA DESVAIRADA, a comissão de carnaval, convidada pela atual diretora de carnaval , Magali dos Santos, terá a responsabilidade de mostrar toda a trajetória do maior gênio  do movimento modernista.

“Falar de Mário de Andrade com certeza será um grande momento de descobertas, pois iremos carnavalizar esse grande artista. Falar em Mário de Andrade e da Barra Funda é com certeza lembrar do berço do Samba... Será um grande espetáculo”_ afirma empolgado o Carnavalesco Janssen Balgobin, criador do enredo e responsável pela direção artística.         

A carnavalesca Vaníria Nejelschi,  com mais de 20 anos de experiência  no carnaval paulista, além de ser a única mulher atualmente a exercer essa função, trará toda sua experiência  na  confecção de desenhos e  na concepção visual.   O carnavalesco Marcelo Tupinambá, historiador,  será o responsável em trazer o grande legado deixado por Mário de Andrade. Já a coordenação das criações artísticas e técnicas do grande espetáculo ficará por conta do carnavalesco Renato Stinn, com mais de 30 anos de experiência no carnaval de São Paulo.

 A  Comissão de carnaval da Verde e Branco  da Barra Funda entende da importância da historicidade da Camisa  para o carnaval paulistano. E afirma que não medirá esforços para a conquista do título. Fazendo com que  a escola retorne ao seu lugar real de origem “ Grupo de Elite do Carnaval”.  

E retornar para o grupo Especial é a palavra de ordem para a  escola., Gilmar Curtolo, um dos diretores administrativos,  falou da nova gestão da Camisa e das mudanças necessárias,  o que ele denomina de “Gestão Séria”, mencionou também da importância do retorno da ex presidente da agremiação,Magali dos Santos, à frente da direção da escola.

O presidente Hervando Luiz Veloso, 40 anos de Camisa, entende que para a comunidade da Verde e Branco é uma honra  poder falar de um dos filhos mais ilustres da Barra Funda. E acredita que esse tema irá inspirar vários compositores, e espera que os sambas sejam bons, pois,  um samba bom é carro chefe para um bom desfile. Pretende nesse último ano de mandato continuar a  trazer a comunidade de volta para a escola e conquistar novos foliões para a família Verde e Branco. O presidente deixa um recado para toda nação da Barra Funda,_ “Todos vocês são importantes....Se você quer ver a sua escola ser campeã, você precisa  voltar pro Camisa Verde... Você precisa nos ajudar....Você é a pessoa mais importante da escola”_ finaliza o Veloso.

 Por: Shirlei Dias

Fotos: Nelson Gariba

Voltar